Capítulo 01 - A bifurcação
Numa terra distante, há muitos e muitos séculos, viviam os dois irmãos Verlaine; Garth, o mais velho, e Geoff. Apenas como curiosidade, que fique escrito que ambos fazem aniversário no dia 21 de junho - embora não sejam gêmeos.
Numa bela noite como outra qualquer, Geoff foi acordado por seu irmão:
-Amanhã completamos 17 e 16 anos. Temos que aproveitar nossa juventude enquanto podemos, irmão! Virá comigo, pelo mundo?
Ele não tardou a responder "sim!", levantando da cama a ajudando o irmão a aprontar algumas roupas e mantimentos. Em dois tempos, despediram-se silenciosamente de seus pais e de sua casa. E partiram.
- Sei que sempre teve mais espírito de aventura do que eu, Garth - começou, depois de algumas horas de caminhada. - Mas até aonde pretende ir?
- Vê aquelas montanhas? - apontou, sorrindo, para a cordilheira distante. - No topo da segunda mais alta existe uma caverna que forma um túnel longo... No fim dele, há um lago que realiza qualquer desejo!
- Não está falando do Lago de Mallarme, certo? Irmão, isso é uma lenda! Muitos já tentaram chegar até lá e...
- Ninguém nunca conseguiu alcançar a caverna - completou, interrompendo o irmão. - Geoff, você não percebe? Para não ferir o próprio orgulho, começaram a chamar o Lago de lenda. O caminho até a entrada é muito sintuoso, guardado por provações terríveis... Mas, imagine como será quando conseguirmos atravessar!
Geoff se calou por um instante. As palavras de Garth faziam sentido, mas valeria a pena se arriscar? Já é tarde demais, pensou.
- E o que vai pedir ao lago quando chegarmos lá?
- Sei que nesse mundo ainda existem muitas coisas pra serem descobertas. Vou pedir para viver o bastante para encontrar todas!
- Que loucura - os dois gargalharam. - Acho que eu pedirei para ouvir melhor... Só assim para poder te acompanhar!
Os Verlaine continuaram caminhando até o sol raiar, e então até o céu começar a ficar alaranjado. A essa altura, haviam antigido uma bifurcação: de um lado, uma estrada de tijolos recém-construida. Do outro, uma rua de terra esburacada. Um cego maltrapilho que estava deitado em frente a eles disse:
- Cuidado, viajantes. Essa bifurcação maldita me privou da visão! Escolham muito bem seu caminho, porque não haverá volta... A esquerda, a estrada da vida fácil. Sigam por ela e todos os bens virão até vocês, sem o menor esforço. A direita, a estrada da aventura. Nela, somente seu próprio esforço e coragem determinarão sua recompensa. Qual irão escolher?
Os irmãos começaram a se entreolhar. Apesar da pouca diferença de idade, Garth era bem mais alto que Geoff. Porém, ambos tinham os mesmos cabelos ruivos e olhos castanhos. E bocas que agoram sorriam.
- A maior preciosidade da vida... - começou Garth.
- ...É descobrir o desconhecido! - terminou Geoff.
Ambos correram pela estrada de terra, deixando uma camada espessa de poeira.
O cego estalou os dedos, invocando uma lufada de ar que o fez flutuar e acender aos céus. Eles tinham de ser postos à prova.
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário