sexta-feira, 11 de julho de 2008

E o Oscar vai para... O Coringa!?!?

A internerd está em polvorosa com o lançamento iminente de Batman - The Dark Knight, ainda mais com o fim da impressionante campanha viral. Com tantas imagens e vídeo divulgados até agora não é pra menos também.

Mas o assunto do post não é a sequência de Batman Begins: estou aqui pra tratar de um assunto menos nerd e mais cinéfilo (isso se os próprios cinéfilos não forem essencialmente nerds!).

Quando o filme
Batman de 1989 foi lançado, tanto o público quanto a crítica muito elogiaram o Coringa de Jack Nicholson, o que lhe rendeu a simpatia dos fãs e o mérito de ser o melhor personagem do filme de Burton (além de 50 milhões de dólares, mas isso é o de menos). No entanto, o reinado de Nicholson duraria pouco.


o Coringa de Nicholson

Em 2003, na Comic-Con, o diretor Sandy Corolla passou um curta dirigido por ele mesmo, chamado "Batman: Dead End". Todos os 7 minutos do filme mereçem elogios, mas é impossível não prestar uma maior atenção ao Coringa, dessa vez interpretado por Andrew Koenig. A maquiagem, a roupa, o estilo... Até mesmo o tom da voz! Tudo era perfeito, mostrando a insanidade do Palhaço do Crime como nunca mostrado antes. Mesmo aparecendo em cena por pouquíssimo tempo, seu diálogo com o Batman é fantástico, inesquecível.


o bizarro Coringa de Koenig

A cena final de Batman Begins deixava claro que, após enfrentar os desconhecidos (do grande público, claro) Ra's Al Ghul e o Espantalho, o próximo embate do Morcego seria com seu arqui-inimigo, o Coringa. Mas quem encarnaria o novo Joker? Seria alguém tão bom quanto Nicholson para comover as grandes platéias? E, mesmo que fosse o caso, ele conseguiria agradar a parcela nerd da sociedade como Koenig fez?

Por sorte, a escolha de Heath Ledger para o papel foi um grande acerto. Depois de interpretar cavaleiros medievais, vaqueiros gays e valentões (não exatamente nessa ordem), Ledger estava pronto para o que se tornaria o papel da sua vida. Sim, poucos sortudos tiveram a chance de ver o filme. No entanto, toda a crítica especializada já teceu inúmeros elogios à película, principalmente à Ledger. Porra, só pelos trailers já dá pra dizer que o sujeito foi impecável!


Ledger como o Palhaço do Crime

O importante vem agora: como todos bem sabem, Ledger morreu. E já existe uma gama de pessoas exigindo sua indicação póstuma ao Oscar - o que já aconteceu pelo menos outras 6 vezes na história dos prêmios da Academia. Ledger deve ser indicado? Será que ele conseguiu mesmo deixar Nicholson e Koenig no chinelo? Tudo indica que sim, mas só o tempo dirá...

Nenhum comentário: